terça-feira, 2 de julho de 2013

Papo Filosófico com Garry #1 - What is Love? - Parte 1

E aqui algo novo no blog... as vezes eu converso bastante com meu amigo Garry sobre varias coisas, perguntei se ele aceitaria fazer um papo filosófico pro blog e ele aceitou XD Então ta ai!




Felipe Soares Forti
Começa aqui o primeiro “Papo Filosofico” do blog! Quem bate papo comigo é o Garry, professor de filosofia! O tema de hoje é “O que é o amor?”. Garry, diga algo jovem!

Garry
Ola xD

Felipe Soares Forti
O que tem a dizer sobre o tema rapaz?

Garry
Muita gente hoje em dia é “um bom amigo”... vamos falar de como agir nessa situação...

Felipe Soares Forti
É XD já fui muitas vezes mas hoje em dia eu já não ligo mais... melhor ser um bom amigo e ajudar as pessoas do que ficar me lamentando =P

Garry
hahah
Mas esses caras são os melhores

Felipe Soares Forti
Será?

Garry
Sim, sabe o que acontece? Eu tenho uma teoria...

Felipe Soares Forti
conte-me XD

Garry
É que os ''bons amigos'', por assim dizer, não passam muito a ideia de auto-suficientes, ou seja, seres que, em outras palavras, nao precisam delas. Então a mulher os toma por amigos, por homens de não muito valor (sim, isso tem que te dar raiva, por que são os homens de mais valor na verdade) as mais experientes sabem disso, por isso ficam justamente com esses homens, os bons amigos. Mas muitas meninas tem que quebrar a cara primeiro com os "caras" que elas acham que são o máximo. Na verdade eles são uns manés, mas tem algo que as atraí. Eles não precisam delas. Então, quando ficam com eles, elas se sentem únicas. As mulheres adoram se sentirem únicas

Felipe Soares Forti
hum...
então o que se deve fazer é.... fingir/mostrar que não precisa delas? XD

Garry
Não não. O que deve fazer é não precisar delas, não precisa fingir, nem calcular atos, elas percebem isso. Você tem que SER. Quando sentir que "apenas" a amizade dela é o que te satisfaz ela também sentirá, e se perguntará se vc não gosta mais dela e, nem que seja só por curiosidade, ela vai querer saber se é isso mesmo... acontece quase sempre...

Felipe Soares Forti
hum...

Garry
Acredite, é mais fácil do que parece. Basta vc SABER que realmente não precisa de ninguém. Só a mera consciencia de que vc é livre, e de que o amor é livre, já te faz livre... As mulheres não querem que deem o que elas querem. Elas querem ser rendidas.

Felipe Soares Forti
hm...

Felipe Soares Forti
Pode explicar de novo isso de "não precisar"?

Garry
Claro. Quando a gente gosta, a gente sente uma necessidade do outro, uma dependencia, uma aspiração ao outro. Essa é uma necessidade ilusória, um engano. E sabemos disso, mas não sabemos que isso é na verdade uma necessidade de nos libertarmos para podermos de fato gostar do outro bem.
Vamos a pratica:
-sem ela sofro
  -isso não pode acontecer
-sem ela, tenho que estar bem
-com ela, tenho que estar melhor
-sem ela, sinto-me só
  -isso não pode acontecer
-sem ela, sou livre, estou em paz, sereno..
-com ela, tenho uma soma, algo que me acrescenta, que me alegra "apenas" por isso

Felipe Soares Forti
resumindo:
Sem = Bem
Com = Mais melhor de bom?

Garry
yes

Felipe Soares Forti
hum..

Garry
É como um bom jogo. Se a gente joga pra esquecer, não é tão bom. Se a gente joga tendo que trabalhar, ou estudar, é ruim... é uma necessidade que prende, e ninguém gosta de ser preso, todo mundo aprecia a liberdade. Quando jogamos livremente, só por gostar do jogo, só por prazer é muito legal

Felipe Soares Forti
hum... certo

Garry
SAIBA que é uma verdade. Se vc souber, ou seja, tomar consciencia de que é possível ficar bem só, ficará bem na hora. Elas sentem na hora também. Eu descobri isso quando sofria muito por uma menina, eu queria nem que fosse apenas ser amigo dela, porém, eu não aceitaria ser um amigo qualquer queria ser, ao menos, seu melhor amigo queria mergulhar no mundo dela, mas ''nem isso'' ela me deixou ser, foi então que comecei a me libertar de fato, eu não queria que ela se sentisse coagida a ser minha como eu queria, eu queria que ela fosse ela mesma e que estivesse comigo sem imposição... e mesmo que isso significasse que ela fosse apenas uma conhecida minha, mesmo assim eu gostaria dela assim, ou seja, a amaria de longe, por mim mesmo, por toda a liberdade que eu tenho de amar quem eu quero, sem pedir nada, e isso por que era assim que eu sonhava com o amor, era assim que queria ser amado, esse era o amor que queria retribuir um dia. Então decidi amar assim e descobri que na verdade isso era muito bom. Não era solidão, pelo contrario, era muito poder, era muita plenitude você se sente como se tivesse encontrado uma chave. O amor sempre foi assim, livre, sereno, sem nada impor, mas isso é difícil por termos medo de ficarmos sozinhos amando na escuridão mas é o contrário... E para terminar a história, eu descobri que meu amor por ela era apenas uma necessidade, um carinho, uma admiração... e, por incrível que pareça, no momento que descobri isso, ela quis ficar comigo. Hahaha...
Aí eu podia ficar com ela, ou então continuar fiel ao que já sabia, ou seja, que eu não a amava, nem ela a mim. Decidi continuar fiel a isso e assim fui crescendo no amor. É uma longa trilha..

Felipe Soares Forti
Oxente! XD

Garry
xD
Uma coisa é certa, seus esforços para ser melhor em algo, são sempre recopensados. Sempre. Eu te asseguro isso. Quando descobri isso parei de depender dos outros para ter amor, pois o que deveria fazer, na verdade, era amar da melhor forma que podia, não importa se seria retribuído ou não... amaria livremente.. com o amor mais belo... se fizer isso, certamente as cordas misticas de seu destino vibrarão na mesma frequencia e vc achará um amor ao seu nível, nem mais nem menos. Bem, essa foi a minha verdade...

Felipe Soares Forti
ainda n entendi o que é "amar livremente" .-.
é que eu sou meio burro mesmo XD

Garry
Não não, imagino o que deva soar mesmo... bem, as pessoas falam muito de amor livre por aí
mas isso não tem nada a ver com o amor, é apenas uma forma de se atender aos instintos mais básicos, mas pensemos se o amor não fosse livre, ou seja, se fosse imposto, se fosse uma prisão, então a liberdade seria mais importante que o amor, e sabemos que o amor é a coisa mais importante. Então, logo, o amor é ocasião de liberdade. O amor é livre, ou seja, ele não precisa de nada para existir não impõe, não pede, não manda, não necessita. Quem ama, espera, sonha, sente o outro, não importa onde ele esteja e se alegra com isso, se alegra pelo outro existir. Isso é muito dificil, mas o amor é dificil, e ele não desce até nós, nós que temos de subir até ele. Pense bem, o que todas as pessoas querem? Ser amadas com sinceridade, serem amadas verdadeiramente. Ora, se todas as pessoas, ou a maioria, quer/espera isso, por que elas não tem? Porque não estão prontas, não sabem elas mesmo que isso é difícil, tem de ser buscado, conquistado primeiro em si mesmo só então isso poderá ser possível com outra pessoa só então isso acontecerá naturalmente com outra pessoa trata-se de um fruto verdadeiro e não dos frutos comuns que se colhe nesse campo, ou seja, enganos, jogo de interesses, desafogo dos instintos...

Felipe Soares Forti
hum...
acho que entendi um pouco XD

Garry
haha, deve ter entendido muito! Mas lembre-se isso é apenas minha verdade, pode servir para outros, ou não. Sei que serviu para mim

Felipe Soares Forti
bom, eu acho que entrei no mesmo barco... o que eu achava que era amor era apenas um carinho =P

Garry
é, quem sabe haha

Felipe Soares Forti
E fica por aqui, o primeiro Papo Filosofico Ft. Garry!

Um comentário:

  1. wow, me sinto falando em público e ainda não estou pronto para isso, hahah, mas vale a pena tentar, gostei da edição, ficou um trabalho de mestre. Abraços e tomará que esse papo inspirem outros!

    ResponderExcluir